Vai Construir? Tudo que você precisa saber sobre projetos.


Planejar uma obra é uma etapa tão importante quanto a sua execução. O planejamento é quem dita o que fazer e como fazer para que se obtenha o resultado esperado dentro de uma Estimativa de Custos ou um de um orçamento mais detalhado, o Orçamento Analítico. Para tanto, são necessários profissionais capacitados e longas conversas de escritório com o cliente para que se possa entender e se fazer entendido da ordem de grandeza em questão.


A primeira coisa a ser feita pelo cliente é contratar profissionais capacitados para trabalhar no planejamento e execução da obra. Profissionais capacitados são profissionais habilitados para cada etapa dos serviços, seja ele projetista, orçamentista ou gestor de obras; todos têm sua parcela de importância para perfeita harmonização das atividades dentro do cronograma previsto. Aquele profissional que realiza serviços fora da sua habilitação, seguramente não é um profissional capacitado pois não entende a dimensão que uma obra está imersa e quanto estudo e trabalho estão envolvidos. Nenhum arquiteto, engenheiro e equipe de obras é autossuficiente no Planejamento e Gestão de Obras, eles são profissionais complementares.


O profissional habilitado e capacitado a desenvolver projetos de Arquitetura e afins são os Arquitetos e Urbanistas e o conselho ao qual estão inscritos é o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O Projeto de Arquitetura é o primeiro projeto a ser contratado, sendo uma das etapas mais importantes da obra, tão importante quanto a execução. É nele que o arquiteto interpreta as necessidades e anseios do cliente, levando em conta a funcionalidade e estética, compatibilizando tudo isto com o terreno e a legislação em vigor. O Projeto Executivo de Arquitetura é o projeto entregue a Prefeitura com o intuito de se conseguir a Licença de Construção. Existem outros diversos projetos complementares de Arquitetura que vão sendo elaborados no decorrer das atividades, como por exemplo: Projeto de gesso.


Com o Projeto Executivo de Arquitetura em mãos é hora de contratar os projetos de Engenharia, são eles: Projeto Estrutural, Projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias e Projeto de Instalações Elétricas, sendo este último o único que além do Executivo, depende de outros projetos de Arquitetura.


O Projeto Estrutural é desenvolvido conforme solução estrutural decidida entre arquiteto/cliente/engenheiro para dimensionamento dos elementos que vão sustentar a edificação (fundação, pilares, vigas e lajes) levando em conta segurança, economia e durabilidade da estrutura escolhida mais adequada ao porte da obra.


O Projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias é desenvolvido conforme disposição das peças indicadas pelo arquiteto. O engenheiro dimensiona os sistemas de captação, armazenamento e distribuição de água (fria/quente), recolhimento dos esgotos e drenagem das águas pluviais até a rede, conforme normas vigentes.


O Projeto de Instalações Elétricas é desenvolvido a partir do Projeto Executivo de Arquitetura e de outros projetos de Arquitetura, tais como: Projeto Luminotécnico com disposição de pontos de iluminação, tomadas e interruptores ou Projeto de mobília e Projeto de paisagismo.

O engenheiro civil elabora unicamente Projeto de Instalações Elétricas Residenciais de baixa tensão ou obras de pequeno porte. O engenheiro dimensiona o sistema elétrico, com todos os seus detalhes, prevendo a demanda adequada de cargas para a edificação. Obras de grande porte são dimensionadas por engenheiros eletricistas.


Por fim, se você está pensando em construir sua casa, procure por profissionais capacitados para projetar, planejar e executar sua obra, somente assim você alia economia às boas práticas de execução e garante um imóvel seguro, confortável e com a beleza que sempre sonhou.


Projeto residencial Conteporânea Arquitetura

Projeto residencial do escritório Contemporânea Arquitetura e Interiores. Primeiro projeto aprovado pelo cliente antes da conclusão do projeto executivo.

www.acontemporanea.com.br

Conclusão da obra já com as mudanças feitas pelos arquitetos. Obra realizada com o projeto executivo aprovado pelo cliente.



A série de posts "Vai Construir?" apresenta o que é necessário saber para quem está pensando em construir.

 

MÁRCIA ALMEIDA ALBUQUERQUE

Engenheira Civil, graduada pela UFCG em 2009. Atualmente está cursando MBA em Gerenciamento de Obras pela FIP.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon