top of page

Vai Construir? Tudo que você precisa saber sobre projeto planialtimétrico.


Terreno em aclive - Alphaville CG.

Projeto Planialtimétrico ou mais comumente conhecido como Levantamento Topográfico nada mais é que a representação em planta de uma porção limitada da superfície terrestre, fornecendo o maior número de informações possíveis para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos.

Um bom Projeto Planialtimétrico tem por finalidade averiguar as principais características geográficas da área a ser estudada, tais como: a medição do perímetro planificado, ângulos e levantamento dos diferentes níveis encontrados em um terreno, por exemplo.

Corte no terreno em aclive - Alphaville CG.

Lotes planos costumam ter no mercado um maior valor que os lotes em aclive ou declive, pois são considerados mais aproveitáveis para a construção civil. De fato, se torna mais simples construir em um terreno plano. Porém, essa concepção muda até você conversar com um bom arquiteto. Um terreno inclinado aumenta e muito o potencial construtivo, seja no aumento de ideias na concepção do projeto, seja no aumento de área através do aproveitamento adequado da topografia natural do lote em questão.

Se para o arquiteto, o correto levantamento topográfico norteia a concepção do projeto, para o engenheiro civil gestor de obras permite a perfeita locação do terreno e a precisa movimentação de terra, ambas essenciais a execução da obra.

Corte Final do Terreno - Alphaville CG.

Saber se as dimensões do lote em escritura estão corretas e como alocar a obra ao terreno minimiza não só erros mais graves como construir em terreno errado, mas também evita surpresas desagradáveis tão comuns, como a interpretação errada pelo cliente dos diferentes níveis de altura que a obra possa apresentar.

Um Levantamento Topográfico bem feito traz segurança e economia para quem está pensando em construir e planejamento e controle para arquitetos e engenheiros civis.


O profissional responsável pelo Projeto Planialtimétrico é o agrimensor/topógrafo.

HADI Topografia Geodésia realizando levantamento em Alphaville Campina Grande.

​A série de posts "Vai Construir?" apresenta o que é necessário saber para quem está pensando em construir.

 

MÁRCIA ALMEIDA ALBUQUERQUE

Engenheira Civil, graduada pela UFCG em 2009. Atualmente está cursando MBA em Gerenciamento de Obras pela FIP.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
bottom of page